Caribe Azul
CARIBE AZUL A PORTUGAL
Por Gilda Matos
A artista dominicana Cruz Maria Dotel cria “Caribe Azul”, uma poética visual da água nas Caraíbas. É uma obra pictórica a inaugurar-se hoje para o público de Lisboa em Portugal, com a finalidade de estreitar os laços culturais através de uma temática que une os continentes: A Água! Hoje vamos ter a oportunidade de sentir, desfrutar e pensar os múltiplos significados: estético, filosófico, social, místico e onírico que a autora atribui ao seu universo criado.Breve HistóriaTudo começou com um trabalho de investigação emanada do mundo natural, quando cria a imagem do réptil em busca da vida na terra, ideia concretizada na exposição “Em Busca da Água” realizada em 1999, onde a artista marca a senda a seguir com uma temática de transcendência vital para o mundo contemporâneo, a Água!Em 2002, o espírito inquieto e criativo de Dotel, encontrou sentido no seu caminho artístico ao revelar todo o âmbito ritual, real e transcendente da água, montando a exposição “Água Secreta” no espaço real da caverna da gruta Mainagua, onde instalou as suas pinturas e esculturas na cena natural de um lago subterrâneo com o que se converteu numa inovadora e interventora do espaço pictórico ao misturar a água mineral, real, com as águas fruto da torrente imaginativa, rememorando os ritos dos nossos antecessores, os taínos.A sua sagacidade não ficou por aqui e estabeleceu uma ponte em 2003, olhando mais além do subterrâneo e da ilha, iniciando o seu trânsito aos mares, na exposição “Caribe in Situ”, tendo começado a plasmar nas suas pinturas as características próprias do Mar das Caraíbas.Em 2004 apresentou a exposição pictórica “Confluências” onde abriu de forma definitiva o modo expressivo. A pintora começou a interactuar com todas as imagens e visões da água, misturando rio, lagos, mares, oceanos que confluem numa só energia; estabelece-se um diálogo intenso até chegar a um grito sem fronteiras: Água!Caribe AzulTodos imaginamos o Caribe tingido de cores, com sol brilhante e flores multicolores. Comummente, na imagem caribenha, supomos ver o impacte cromático da gama de cores quentes, vermelho e amarelo, porém, a artista que apresenta hoje esta exposição na Casa de América Latina imagina-o azul , “Caribe Azul”.A criadora preferiu a cor azul para estabelecer a sua comunicação estética em toda a sua trajectória artística, talvez por ser a cor da sorte, sabedoria e a verdade divina, tal e como o refere o Livro do Êxodo 15,38, “Atem as pontas de cada ourela com um cordão azul” com o que vaticinavam sorte aos seus missionários. No nosso país, o crítico de arte César Zapata refere-se assim a esta obra: “Revelada na sua pureza. Situada no seu centro como um grande íman que atrai o olhar. A geometria do círculo e a sua carga esotérica”. Vê na sua obra um embriagador misticismo que atrai os olhos da alma que contempla o quadro.“Caribe Azul” é uma colecção composta por 12 peças que podemos ler com os olhos da sensibilidade estética, capaz de penetrar na poética visual da água procedente do Caribe.A arte outorga ao artista o poder imenso de tudo transformar de acordo com o seu universo, criado com a sensibilidade e o sentimento que lhe são próprios. É por isso que o olho crítico de Cruz Maria, vê o que todas e todos arriscaríamos ignorar do Caribe: O Azul nas suas conotações simbólicas: o místico, o social, o estético.O Mar das Caraíbas é um mar muito especial, bravo, alegre e muito azul. Assim o descreve a pintora em “Caligrafia da Água”, com pinceladas soltas que nos levam por uma viagem marítima com visões e sensações idênticas às experimentadas pelos nossos emigrantes que sulcavam os mares em busca de uma vida melhor, viagem que tem como pausa o quadro “Caribe Imenso”, obra em que brinca com a sensação do movimento a partir da sensação visual.A poética visual da autora mistura as sensações do princípio da origem universal, quando nos remete ao big-bang, e aí inclui a água como símbolo de explosão de vida. Esta imagem contrasta-se com o políptico “Separação das Águas” sequencia pictórica que evoca a sensação mística de um universo aquático transfigurado --- a agua é o mundo, o mundo é agua --- criando uma simbiose no símbolo da gota de água.Cruz traz-nos o aspecto humano social da água através da obra “Un Peso de Água para a Dona Remígia”, instalação inspirada nos contos do grande novelista e político dominicano Juan Bosch Gaviño, que descreve as vicissitudes da mulher camponesa dominicana frente à seca, amparada no íntimo da sua religiosidade, a partir da qual a artista cria uma simbologia visual da chuva.O desenho, a pintura, a cor, a cerâmica instalada e as linhas, formas e texturas visuais: espirais, redondas, onduladas, horizontais, constituem os elementos da linguagem visual do imaginário de uma artista das Antilhas Maiores que traz a Portugal uma poética da água denominada Caribe Azul!Publicado por Cruz Maria Dotel en 4:55 AM
Entrada más reciente Entradas antiguas Página

Comentarios

Unknown ha dicho que…
A mi entender a finales del siglo XIX a comiendo del siglo XX .la música electrónica es aquel tipo de música q emplea instrumentos musicales electrónicos y tecnológico musical entre el sonido música electrónica ,música concreta ,música industrial etc.

Weiry santana santana
100384951

Sección:29
San Pedro de macoris
Unknown ha dicho que…
A partir del siglo XIX a comienzo del siglo XX .la música electrónica es aquel tipo de música q emplea instrumentos musicales electrónicos y como el trío hop, chiptune ,musica concreta.

Yosenia sanchez
100437935
Sección 29
San Pedro de macoris
SAYDA DE JESUS GERMAN ha dicho que…
La musica electronica es aquel tipo de musica que emplea instrumentos musicales electronicos para su produccion e interpretacion. Su origen es empieza a finales del siglo X1X, a comienzos del siglo XX. SAYDA DE JESUS GERMAN 100397371 SECCION 29 SAMPEDRO DE MACORIS
Unknown ha dicho que…
La musica electronica es una combinacion de instrumentos que emplea instrumentos electronicos, nace en los años 70 pero se emplea o comienza a desarrollarse en el 1963
Loida Esthefany Berroa Jimenez 100369336 UASD San Pedro de macoris Seccion 29 intro. A la Estetica
Estefani ha dicho que…
la musica electronica electronicos, nace en los años 70 pero se emplea o comienza a desarrollarse mucho antes amediados del 1963.
Estefeni mercedes Tejada Santana 100258892 san pedro de macoris sec 29 INT A la estetica
Unknown ha dicho que…
A finales del siglo x1x y comienzo del siglo xx
Anónimo ha dicho que…
A finales xix y principio del siglo xx

Entradas populares de este blog

Síntesis histórica de la Estética, por varios autores(WIKIPEDIA)